SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS

Aqui é o templo sagrado, em que nos permitimos desfrutar o contemplar da Vida, do Amor, da Alegria, do Perdão, da Gratidão, da Felicidade Plena, da verdadeira Paz ... tudo de bom. Navegue à vontade, deleite-se e se entregue plenamente com todo seu Ser. Um cantinho de amor, realizado para todos nós.

QUEM SOU EU?

EU sou presença Divina da Paz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina da Luz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina do Amor. Eu sou o EU

EU sou presença de Deus em ação. Eu sou o EU

EU sou a porta aberta do meu coração, que, nada, nem ninguém pode fechar. Eu sou o EU.

sábado, 2 de julho de 2011

LIVRE-SE DA CANDIDÍASE - REPORTAGEM PUBLICADA RECENTEMENTE NA REVISTA BOA FORMA



by Por Marjorie Umeda


Livre-se da candidíase

As pomadinhas podem atenuar aqueles sintomas que incendeiam a sua calcinha. Porém, para se ver livre dessa infecção de uma vez por todas, a solução está no seu prato. Reveja o seu cardápio e desfrute do frescor que você merece!



Adeus, candidíase!

Os sintomas você certamente já conhece: corrimento, ardor e uma coceira capaz de deixar qualquer uma louca. Também deve ter percebido que ela pode aparecer uma vez, sumir e, mais para a frente, reaparecer, num quadro que os médicos chamam de candidíase de repetição. O que talvez nunca tenha ouvido falar é que aquilo que você come tem ligação direta com esse incômodo. Para entender essa história, o primeiro passo é saber que a candidíase é uma infecção provocada por um fungo. A Candida albicans, assim como outros fungos, existe normalmente no organismo de uma mulher saudável – o problema aparece quando ela se multiplica mais do que deveria. Esse crescimento pode acontecer quando você alimenta os bichinhos (comendo aquilo que eles adoram) ou quando faz uso repetido ou prolongado de antibióticos, que matam as bactérias ruins e também as boas, responsáveis pela defesa do nosso organismo.


O principal alimento na lista dos prediletos dos fungos é o açúcar. “Além de nutrir a Candida albicans, o doce modifica o pH intestinal, deixando o ambiente alcalino, o que favorece a proliferação dos fungos e a diminuição das bactérias do bem que preferem um meio ácido. O curioso é que esses fungos liberam uma toxina que interfere em alguns neurotransmissores, o que acaba atiçando o seu desejo de doce, já que os fungos precisam de açúcar para crescer mais e mais”, diz Denise Carreiro, nutricionista especializada em nutrição funcional, de São Paulo.


Quando a colônia de Candida albicans cresce no organismo, tanto pode causar os sintomas vaginais que conhecemos quanto provocar outros problemas, como prisão de ventre, diarréia, gases, cansaço, depressão, micose de unha ou TPM. “A candidíase vaginal é apenas uma das manifestações do excesso de fungo no organismo. É um problema que tem origem no intestino e depois aparece também na vagina, mas pode afetar várias partes do corpo”, explica Patrícia Davidson Haiat, nutricionista funcional, do Rio de Janeiro. Para combater o problema, além de modificar o seu prato, você deve evitar as calcinhas de tecido sintético, calça jeans apertada e biquíni molhado o dia inteiro. “A umidade e o abafamento funciona como um gatilho da candidíase”, explica Maria Elizabeth Ayoub, médica especializada em ginecologia, nutrologia e terapia biomolecular, do Rio de Janeiro.


Uma dieta para eliminar a Candida albicans deve ser seguida por mais ou menos três meses. Se você estiver num quadro agudo, primeiro vai precisar tratar os sintomas com remédios (afinal ninguém suporta aquela coceira) e, em seguida, com a dieta, para atacar o mal pela raiz. O ideal é modificar a alimentação durante a crise. Além de cortar alguns itens do cardápio, devem entrar na sua rotina os probióticos (organismos vivos que fortalecem as bactérias amigas do intestino). “Embora existam vários produtos com esses elementos, costumo recomendar os probióticos em cápsulas ou saches, pois os iogurtes podem conter açúcar e lactose, substâncias que alimentam os fungos. Outro motivo: os probióticos são sensíveis e morrem se forem expostos à variação de temperatura”, explica Denise Carreiro.


Livre-se da candidíase

As pomadinhas podem atenuar aqueles sintomas que incendeiam a sua calcinha. Porém, para se ver livre dessa infecção de uma vez por todas, a solução está no seu prato. Reveja o seu cardápio e desfrute do frescor que você merece!



Teste se você é vítima dos fungos

Respondendo a estas questões, você poderá avaliar se os seus problemas de saúde estão relacionados aos fungos: 

1. Você já fez uso repetido ou prolongado de antibióticos?
( ) Sim ( ) Não

2. Tem infecções vaginais ou urinárias com frequência?
( ) Sim ( ) Não

3. Você se sente diferente ou percebe que os sintomas de alguma doença pioram em dias úmidos ou locais mofados e com ácaros?
( ) Sim ( ) Não

4. Tem muita fadiga?
( ) Sim ( ) Não

5. Sente-se triste ou deprimida com frequência?
( ) Sim ( ) Não

6. Você se queixa de dor de cabeça, irritabilidade, perda de memória e tem dificuldade de concentração com frequência?
( ) Sim ( ) Não

7. Tem TPM, ciclo menstrual irregular, perda de libido, falta de orgasmo, infertilidade, baixa temperatura corporal ou sente necessidade extrema de doces?
( ) Sim( ) Não

8. É vítima de distensão abdominal, gases, constipação, diarréia ou dor abdominal?
( ) Sim ( ) Não

9. Sua pele é constantemente seca, coça ou arde, tem psoríase ou erupções?
( ) Sim ( ) Não

10. Você sente dor muscular, inchaço ou rigidez nos ossos ou articulações?
( ) Sim( ) Não

11. Tem sensibilidade a cheiro de cigarro, perfume ou outros odores fortes?
( ) Sim ( ) Não

12. Percebe que algum alimento lhe faz mal ou desencadeia algum tipo de sintoma diferente?
( ) Sim ( ) Não

13. Você faz ou já fez uso de pílula anticoncepcional?
( ) Sim ( ) Não


Marque 1 ponto para cada sim

Resultado do teste
• Até 7 pontos: mostra que você não tem problemas com fungos.

• De 8 a 11 pontos: seus problemas estão relacionados ao crescimento de fungos.

• 12 ou 13 pontos: você é uma vítima dos fungos.


Amigos e inimigos da candidíase

Vinho e cerveja
São bebidas fermentadas pela ação dos fungos. Em uma situação normal, isso não significa nenhum problema para o seu organismo, porém, enquanto você estiver com candidíase, todos os alimentos que contêm fungos devem ficar de fora do seu cardápio. “O fungo que você come, mesmo que não lhe faça mal, confunde o sistema imunológico, complicando sua atuação contra a Candida albicans”, explica a nutricionista Patrícia Davidson. Seguindo essa lógica, todos os tipos de cogumelos (que são fungos gigantes), vinagre e produtos que o incluem (como ketchup, mostarda, azeitonas e picles), massas crescidas com fermento biológico (como pão, pizza e torta) só voltam ao cardápio depois de vencida a batalha contra o desconforto.

Frutas: com moderação

Embora alguns nutricionistas prefiram manter as frutas longe do prato devido à frutose, que é o açúcar que elas contêm, a maioria dos profissionais libera o consumo de até quatro porções por dia. Apenas o melão e a melancia devem ser excluídas da dieta. “Essas frutas podem conter fungos, que é aquela cobertura branca sobre as sementes”, explica Denise Carreiro. Fungos também estão presentes em todos os tipos de frutas secas, que devem ser substituídas pelas frescas durante a crise.

Mastiga, mastiga e mastiga

Acelerar as suas garfadas pode deixar a Candida albicans mais forte. “Proteína mal digerida vira alimento para os fungos. Se a carne, por exemplo, não estiver bem triturada, as bactérias do bem não conseguem tirar proveito do alimento. Já os fungos têm a capacidade de se nutrir mesmo com a proteína mal mastigada”, explica Denise Carreiro. Considere o tempo que você gasta à mesa como um investimento na sua saúde.

Arroz, só se for integral
Os carboidratos refinados e simples, como biscoito, arroz e macarrão e pão branco, viram açúcar rapidamente no organismo: um banquete para a Candida albicans. “Os produtos refinados podem ser substituídos pelos integrais, mas, nas crises agudas ou quando a paciente tem intolerância a glúten, devemos cortá-los completamente”, diz Denise Carreiro. Por uma razão parecida, leite e seus derivados também ficam afastados da sua alimentação. Esses produtos contêm lactose – um tipo de açúcar.

Reavalie o anticoncepcional
Você não vai acreditar: o hormônio sintético das pílulas anticoncepcionais também é um alimento e tanto para os fungos. “Se tenho uma paciente com candidíase de repetição, sugiro que ela discuta com o ginecologista a troca por outro método – camisinha, DIU de cobre, diafragama – pelo menos por um tempo”, explica Patrícia Davidson.

Lei seca nas refeições
Aquele suco que você bebe enquanto come pode atrapalhar o seu processo digestivo e tirar o equilíbrio da flora intestinal – diminuindo a quantidade de bactérias do bem e aumentando a força dos fungos. “A presença dos ácidos no estômago, durante a digestão, é importantíssima para a quebra de proteínas e para a absorção de vitaminas e minerais pelo intestino. Essa acidez também garante a vida das bactérias amigas. O líquido ingerido com as refeições, dilui a acidez, atrapalhando a digestão e a defesa no meio intestinal”, explica Denise. Para que tudo corra bem, a lei seca deve se manter por até uma hora depois da refeição. Depois disso, fique à vontade – o organismo precisa de pelos menos 2 litros e meio de água por dia para eliminar todas as toxinas.

Dê preferência aos sucos e adoçantes naturais
Apesar de práticos, o refrigerante e o suco de fruta industrializado não são boas opções se você está com excesso de fungos. “Essas bebidas normalmente contêm açúcar ou adoçantes artificiais, que servem de alimento para a Candida albicans, e ácido cítrico – que é produto de um fungo – portanto, também interfere na ação do seu sistema imunológico”, explica Patrícia Davidson.

Relax, baby!

Além de todos os males que a gente já sabe que estão associados ao stress, viver à beira de um ataque de nervos também pode abrir as portas para os fungos. “Quem é estressada se sente o tempo todo sob pressão. Além de jogar a imunidade lá para baixo, nessas condições o organismo pode interromper a produção do ácido clorídrico no estômago, comprometendo o equilíbrio da flora intestinal, o que é um convite à proliferação de fungos”, explica Maria Elizabeth Ayoub.

Verdura no cardápio

Se o doce é o alimento preferido dos fungos, uma alimentação equilibrada, com muita salada verde-escura no almoço e no jantar é a salvação das bactérias amigas que vivem no nosso intestino. “A folha verde tem muitas fibras, auxilia na fermentação das boas bactérias, mantém o pH do intestino adequado e, com isso, destrói os fungos. Comece aos poucos e você vai se acostumar com o sabor – o nosso organismo tende a gostar das coisas que lhe fazem bem”, explica Denise Carreiro. Se para você, a salada não desce de jeito nenhum, investigue com o seu médico a possibilidade de ter sensibilidade a algum tipo de alimento. “Mulheres sensíveis a leite ou glúten podem ter alteração de paladar. Se esse for o caso, depois de retirar do cardápio esse alimento que causa alergia, o paladar passa a aceitar muito melhor os alimentos naturais”, observa Denise.





Um comentário:

  1. Achei muito interessante essa matéria, ficou claro para mim o motivo da candidiase ir e voltar com frequencia, vou mudar alguns alimentos para ter uma melhora, obrigad pela dica.

    ResponderExcluir