SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS

Aqui é o templo sagrado, em que nos permitimos desfrutar o contemplar da Vida, do Amor, da Alegria, do Perdão, da Gratidão, da Felicidade Plena, da verdadeira Paz ... tudo de bom. Navegue à vontade, deleite-se e se entregue plenamente com todo seu Ser. Um cantinho de amor, realizado para todos nós.

QUEM SOU EU?

EU sou presença Divina da Paz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina da Luz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina do Amor. Eu sou o EU

EU sou presença de Deus em ação. Eu sou o EU

EU sou a porta aberta do meu coração, que, nada, nem ninguém pode fechar. Eu sou o EU.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

12 SUBSTÂNCIAS OCULTAS QUE ENVENENAM O CÉREBRO DAS CRIANÇAS

Pesquisa alerta para “epidemia silenciosa” de problemas neurológicos causados por substâncias do cotidiano que “corroem a inteligência e perturbam o comportamento” dos pequenos.
Autismo, déficit de atenção, dislexia, paralisia cerebral…A lista de problemas neurológicos que afetam milhares de crianças em todo o mundo é tão extensa quanto as ameaças ocultas do cotidiano que podem deflagrar essas disfunções.
Estudo publicado nesta semana na revista científica The Lancet Neurology alerta para “epidemia silenciosa” de perturbações neurológicas infantis causadas por substâncias invisíveis presentes em roupas, móveis e brinquedos.
Segundo a pesquisa, feita pela Escola de Saúde Pública de Harvard e a Escola de Medicina Monte Sinai, em Nova York, a lista de químicos que, reconhecidamente, afetam o cérebro dos pequenos duplicou nos últimos sete anos, saltando de seis para doze.
São produtos químicos tóxicos que “silenciosamente corroem a inteligência, perturbam o comportamento, e minam as conquistas futuras das crianças, principalmente nos países mais pobres, que têm pouca regulamentação a respeito dessas substâncias”, avaliam os autores do texto, Philippe Grandjean e Philip J Landrigan.
Eles consideram que mesmo as atuais regulamentações dos químicos são inadequadas para proteger as crianças, cujos cérebros em desenvolvimento são particularmente vulneráveis aos produtos tóxicos presentes no ambiente.

Chumbo


As principais formas de contaminação pelo chumbo se dão pela ingestão de alimentos ou água contaminados e por inalação de partículas de poeira da substância.
A exposição ao chumbo na infância está associada ao desempenho escolar reduzido e com comportamento deliquente no futuro. Segundo o estudo, não existem níveis seguros de exposição a essa substância.

Tolueno ou metil benzeno


Esta substância caracteriza o que ficou popularmente conhecido no Brasil como cola de sapateiro, apesar de estar presente em outros tipos de colas, como as utilizadas na marcenaria.
Ela também é usada como solvente, em pinturas, revestimentos, borrachas e resinas. A exposição materna ao tolueno tem sido associada a problemas de desenvolvimento cerebral e déficit de atenção na criança.

Metilmercúrio


A exposição ao metilmercúrio, que afeta o desenvolvimento neurológico do feto, muitas vezes vem de ingestão materna de peixe que contém altos níveis de mercúrio. Segundo o estudo, a vulnerabilidade do cérebro em desenvolvimento à toxicidade do metilmercúrio é muito maior que a do cérebro adulto. Os efeitos perduram por anos.
Problemas apresentados por crianças aos sete anos de idade ainda eram detectáveis com a idade de 14 anos. Outros exames em pessoas expostas no pré-natal a quantidades excessivas de metilmercúrio mostraram ativação anormal de regiões do cérebro em resposta a tarefas de estimulação sensorial e motora.

Bifenilos policlorados – PCBs


Esta família de produtos químicos tem sido rotineiramente associada à função cognitiva reduzida na infância. Muitas vezes, estão presentes em alimentos, principalmente peixes, carnes e lácteos contaminados, e podem ser repassadas ao bebê pelo leite materno. Essas substâncias também são encontradas em aparelhos elétricos velhos, onde agem como isolantes térmicos.

Éteres de difenila polibromados (PBDEs)


O grupo de compostos conhecidos como polibromados éteres difenil (PBDE) são amplamente utilizados como retardadores de chama, para proteger móveis, tapetes e roupas.

Experimentos sugerem que os PBDEs também podem ser neurotóxicos. Estudos epidemiológicos na Europa e nos EUA têm
mostrado déficits de desenvolvimento neurológico em crianças com aumento da exposição pré-natal a estes compostos.

Tetracloroetileno ou percloroetileno


Em Massachusetts, nos Estados Unidos, uma pesquisa com crianças que foram expostas no pré-natal ao percloroetileno em água potável mostrou tendência para deficiências na função neurológica e risco aumentado de diagnósticos psiquiátricos.
O tetracloroetileno é um líquido incolor e volátil à temperatura ambiente. É usado como desengraxante de peças metálicas, em lavagens a seco, na indústria têxtil, e produtos de limpeza e de borracha laminada.

Bisfenol A ou BPA


BPA é um composto usado na fabricação de policarbonato, que é utilizado na produção da maioria dos plásticos rígidos e transparentes, e também na produção da resina epóxi, que faz parte do revestimento interno de latas que acondicionam bebidas e alimentos.
Em 2011, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu proibir, no Brasil, a venda de mamadeiras de plástico que tenham a substância. O BPA pode enganar o corpo e fazê-lo pensar que é hormônio real. Na literatura média, tem sido associado à diversos tipos de câncer e problemas reprodutivos, além de obesidade, puberdade precoce e doenças cardíacas.

Clorpirifós e DDT (pesticidas)


Estes inseticidas estão ligados a anormalidades no desenvolvimento neurológico em crianças. Eles são proibidos em muitas partes do mundo, mas ainda utilizados em muitos países de baixa renda. Estudos recentes também o relacionam à doença de Alzheimer. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em 2004, a industrialização, produção, distribuição, comercialização e entrega de inseticidas de uso doméstico e em ambientes coletivos à base do princípio ativo clorpirifós. O DDT foi banido nos EUA na década de 70, mas ainda é usado em alguns países. No Brasil, o uso do DDT foi proibido em 2009.

Fluoreto


Eles está presente em cremes dentais e anti-sépticos bucais para prevenir cáries, mas também é adicionado em inseticidas e venenos para ratos. Um dos usos que ganhou fama nos anos 1960 foi o de adicionar a substância em água, sob a crença de que a prática fortaleceria a saúde bucal. Mais de 27 estudos com crianças expostas a níveis elevados deflúor na água potável, principalmente da China, sugerem um decréscimo médio de QI de cerca de sete pontos.

Ftalatos


Todo os dias, milhões de células no nosso corpo morrem, e isso é perfeitamente saudável. Estudos têm mostrado, no entanto, que químicos chamados ftalatos também podem desencadear a “sinalização da morte” em células testiculares, fazendo-as morrer mais cedo do que deveriam.
Comumente usados para dar mais flexibilidade aos plásticos, os ftalatos podem ser encontrados por todos os lados – na cortina do box do chuveiro, em cabos elétricos, na cobertura do chassi do carro e nos plásticos das portas. Outros estudos ligam os ftalatos a alterações hormonais, defeitos congênitos no sistema reprodutor masculino, obesidade, diabetes e irregularidades da tireoide.

Arsênico


O arsênico é largamente empregado em processos de fundição de metais e na conservação de madeira. Em seu estado elementar, é um material cinza sólido, frequentemente encontrado no meio ambiente combinado com outros elementos. Seus compostos geralmente formam um pó branco ou incolor que não tem cheiro ou sabor, o que dificulta identificação do tóxico em alimentos, na água ou na atmosfera.
Exposições pré-natal e pós-natal ao arsênico em água potável contaminada estão associados com déficits cognitivos em crianças com idade escolar e risco elevado de doença neurológica durante a vida adulta.

Manganês


Um estudo feito em Quebéc, no Canadá, expôs uma relação forte entre a concentração de manganês nos cabelos das crianças e hiperatividade. Pequenos em idade escolar que viviam próximo a áreas de mineração e processamento do minério demonstraram diminuição da função intelectual, deficiência em habilidades motoras e redução da função olfativa.
Presente na água potável em Bangladesh, por exemplo, este produto químico, usado para fabricação de aço, tem sido associado à baixo desempenho em matemática, função intelectual diminuída e déficit de atenção.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

EU NÃO SOU


Eu não sou… a história da minha vida, a mente, as sensações corporais, experiências de dor ou prazer, esforço, sucesso ou fracasso. Não sou solidão, quietude, frustração ou compaixão. Não sou sequer o que acho que é o meu propósito, a busca, o achado, ou qualquer coisa que se chame experiência espiritual.
Quando não sei o que sou, santifico estas experiências, aproprio-me delas e dou-lhes significado. Acredito que elas são algo que, uma vez compreendido, me proverão de respostas e fórmulas. Mas essas experiências são só a consciência que se esconde e se revela a fim de ser reconhecida. Quando sei “o que” sou, descubro que não sou existência; sou a presença que permite que a existência seja. A existência tanto desabrocha nessa presença como reflete de volta o meu sentido de separação.

Fonte: Tony Parsons

domingo, 23 de fevereiro de 2014

NÃO EXISTE BEM/MAL


Você precisa se conscientizar de que não existe inimigo, nem castigo e nem nada que pode tomar o seu poder.

Apenas existem graus variados de amor e você não precisa gostar de alguém para amá-lo.

Deixar a mentalidade de bem/mal pode ser a coisa mais desafiadora que você irá fazer como um ser humano.

Entretanto, assim que você tiver feito, não existirá nada que ficará em seu caminho.
Fonte: Criador

sábado, 22 de fevereiro de 2014

PARA SER AMIGO DE SI MESMO


Para ser amigo de si mesmo é preciso estar atento a algumas condições do espírito.

A primeira aliada da camaradagem é a humildade. Jamais seremos amigos de nós mesmos se continuarmos a interpretar o papel de Hércules ou de qualquer super-herói invencível. Encare-se no espelho e pergunte: quem eu penso que sou? E chore, porque você é fraco, erra, se engana, explode, faz bobagem. E aí enxugue as lágrimas e perdoe-se, que é o que bons amigos fazem: perdoam.

Ser amigo de si mesmo passa também pelo bom humor. Como ainda há quem não entenda que sem humor não existe chance de sobrevivência? Já martelei muito nesse assunto, então vou usar as palavras de Abrão Slavutsky: "Para atingir a verdade, é preciso superar a seriedade da certeza". É uma frase genial. O bem-humorado respeita as certezas, mas as transcende. Só assim o sujeito passa a se divertir com o imponderável da vida e a tolerar suas dificuldades.

Amigar-se consigo também passa pelo que muitos chamam de egoísmo, mas será? Se você faz algo de bom para si próprio estará automaticamente fazendo mal para os outros? Ora. Faça o bem para si e acredite: ninguém vai se chatear com isso.

Negue-se a participar de coisas em que não acredita ou que simplesmente o aborrecem. Presenteie-se com boa música, bons livros e boas conversas. Não troque sua paz por encenação. Não faça nada que o desagrade só para agradar aos outros. Mas seja gentil e educado, isso reforça laços, está incluído no projeto "ser amigo de si mesmo''.

Por fim, pare de pensar. É o melhor conselho que um amigo pode dar a outro: pare de fazer fantasias, sentir-se perseguido, neurotizar relações, comprar briga por besteira, maximizar pequenas chatices, estender discussões, buscar no passado as justificativas para ser do jeito que é, fazendo a linha "sou rebelde porque o mundo quis assim". Sem essa.

O mundo nem estava prestando atenção em você, acorde. Salve-se dos seus traumas de infância. Quem não consegue sozinho, deve acudir-se com um terapeuta. Só não pode esquecer: sem amizade por si próprio, nunca haverá progresso possível, como bem escreveu Sêneca cerca de 2.000 anos atrás. Permanecerá enredado em suas próprias angústias e sendo nada menos que seu pior inimigo.

 Fonte: Martha Medeiros

ESPIRITUALIDADE PARA QUÊ?


Jonathan era um menino comum voltado para seus afazeres estudantis numa família cheia de afeto e alegria, mas desde os primeiros dias de sua vida trazia em seu olhar algo diferente que chamava a atenção das pessoas mais atentas. Com o seu crescimento, suas preferências e aptidões ultrapassavam o comum da maioria das crianças. Jonathan tinha uma capacidade ímpar de pensar além, ver sentido onde ninguém mais via. Tudo o que era tido como dificuldade, para Jonathan era um adorável desafio o que o destacava das demais crianças em suas criações e desenvoltura. Por ter tido a sorte de nascer numa família atenta e harmoniosa, suas faculdades salutares foram se expressando com tanta naturalidade que sua presença parecia anunciar a primavera em qualquer estação.

Talvez você conheça uma criança assim, mas quantas são estimuladas a continuar com esse natural processo?
O que era aquilo que Jonathan exalava em sua vida com tanta naturalidade? O que o fazia ser diferente e ser uma pessoa "fora da caixa"?
A resposta correta é Inteligência Espiritual.

Inteligência Espiritual é a "inteligência com que abordamos e solucionamos problemas de sentido e de valor; a inteligência com a qual podemos inserir nossos atos e nossa vida em um contexto mais amplo, mais rico, mais gerador de significado; a inteligência com a qual podemos avaliar que um curso de ação ou caminho na vida faz mais sentido do que outro... É a nossa inteligência final". Danah Zohar

Muitos de nós fomos impedidos de deixar que essa Inteligência Espiritual se desenvolvesse naturalmente como um desabrochar de uma flor. E ao longo da vida, os que não puderam ter a sorte do Jonathan viviam perseguindo o preenchimento de um vazio que era traduzido como desejo de comida, drogas, relações confusas, afeto a qualquer preço, fórmulas mágicas para alívio imediato, religiões confusas, antidepressivos, ansiolíticos etc..

O fato é que a Inteligência Espiritual é parte da nossa natureza e sempre encontra uma forma de se fazer presente, mesmo que não seja percebida ao longo da vida. A Inteligência Espiritual é o "canal" por onde podemos experimentar a Espiritualidade ou melhor, vivenciá-la em sua essência. A Espiritualidade, no melhor contexto da palavra, é a infinitude e expansão do nosso Ser e a Consciência é o seu melhor instrumento.

A Espiritualidade nos impulsiona a pensar além da lógica, a ver através dos sentimentos e a encontrar um significado maior para as grandes questões da vida.

Infelizmente um tema tão profundo e infinito vem sendo confundido ou limitado em conceitos e dogmas religiosos sofrendo, assim, uma verdadeira profanação do seu significado em si. Porque religião e dogmas tentam reduzir o sentido amplo da Espiritualidade em sua doutrinas, algumas vezes insanas e limitadoras ilusórias do Ser.

Espiritualidade não tem relação alguma com religião. Espiritualidade tem tudo a ver com a consciência e seu grau de desenvolvimento e expansão. Quanto mais receptivo e dedicado ao entendimento, à busca de significado e ao autoconhecimento puro, mais facilmente se entrega o instrumento consciente à Espiritualidade. E esta descoberta ocorre à medida do crescimento e desenvolvimento consciente.

Quanto mais espiritualizados, mais livres e se o entendimento que se julga espiritualizado o deixa preso em algum dogma, julgamento ou doutrina, menos livre se torna.

Espiritualidade tem um forte poder transformador, levando a cada área da vida como, por exemplo, profissão, relacionamento, saúde, missão e propósito mudanças reais e paupáveis ao longo da vida e à medida da expansão e uso da Consciência.

A questão de desenvolvimento espiritual é totalmente independente de religião ou dogmas e está ligado diretamente à Consciência, ou seja, ao que é infinito em cada ser e se desenvolve a partir da consciência atenta e desperta. Esse movimento do despertar permite mudanças, por exemplo, de referências como o parâmetro de uma visão dualista para um profundo entendimento e percepção da Unidade do Ser.

Esse profundo entendimento da Unidade do Ser se dissocia da visão religiosa ou dogmática da dualidade como, por exemplo, o bem e o mal, positivo e negativo, espírito e corpo.

O melhor conceito de Espiritualidade deve surgir a partir da compreensão da relação Espírito x Mente e seus reflexos que não podem ser aprendidos "enquanto se dorme", pois se trata do real despertar para Existência do Ser. O desenvolvimento espiritual pode ser a chave para uma vida plenamente feliz, mas está relacionado com a consciência desperta em todos os níveis do conhecimento, sentimentos e emoções.

Ainda que se busque uma "mágica" para resolver todos os problemas relacionados ao sentido da vida, se a percepção da Espiritualidade continuar no campo da materialidade dualista, tudo o que se alcançará será apenas mais um dia de sono profundo com a ilusão do despertar.

É possível descobrir o infinito num grão de areia, onde a lógica da inteligência mental não o compreende e a força da inteligência emocional não o sente, no entanto, só a Inteligência Espiritual o toca e o desvenda.