SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS

Aqui é o templo sagrado, em que nos permitimos desfrutar o contemplar da Vida, do Amor, da Alegria, do Perdão, da Gratidão, da Felicidade Plena, da verdadeira Paz ... tudo de bom. Navegue à vontade, deleite-se e se entregue plenamente com todo seu Ser. Um cantinho de amor, realizado para todos nós.

QUEM SOU EU?

EU sou presença Divina da Paz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina da Luz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina do Amor. Eu sou o EU

EU sou presença de Deus em ação. Eu sou o EU

EU sou a porta aberta do meu coração, que, nada, nem ninguém pode fechar. Eu sou o EU.

segunda-feira, 10 de março de 2014

QUARESMA - TEMPO DE REFLEXÃO, PURIFICAÇÃO E RENOVAÇÃO


Saudações de Amor e Luz !
Entramos na Quaresma, um tempo consagrado há milênios pelo forte movimento de energias que findam ciclos. Um período que nos convida a profundas reflexões, a liberação de padrões que não precisamos mais, desde comportamentais até sentimentais, passando por formas-pensamentos obsessivas e todo o tipo de sintonias que conscientemente ou não nos ligamos em nosso exercício cotidiano.
Pois que nos permitamos nos despojar e enfrentar até o que em nosso íntimo fingimos não ver, para que possamos dar azo a construção de novos pensamentos, sentimentos e ações, cada vez mais alinhados com o verdadeiro propósito de estarmos aqui.
Que cada um abrace seus rituais, orações, meditações - o que quer que lhe valha como arma e instrumento – mas acima de tudo que seja um ser atento e consciente, plenamente atuante nesse momento, em sincronia com as energias do Universo.
Namastê,
Eu Sou Alessandra Sanan e desejo a você que nessa Quaresma se despeça daquilo que não lhe serve mais, para que na Páscoa vc celebre a renovação do seu ser nas mais elevadas vibrações crísticas de Amor e Luz!

Introdução
A palavra Quaresma vem de Quadragésima e o número 4 tem para os cristãos o significado simbólico do mundo material e esse tempo, o da Quaresma, tem a finalidade de nos lembrar tempos de sacrifício e provações: 40 dias do Dilúvio, 40 anos de travessia do povo judeu pelo deserto sob a direção de Moisés, os 40 dias que Moisés ficou na Montanha onde recebeu as Tábuas da Lei – que arrebentaria na cabeça dos apressados que não tiveram paciência de esperar e resolveram fazer um deus provisório na figura de um bezerro de ouro – e os 400 anos que duraram a Diáspora no Egito... De qualquer forma, além das penitências e dos jejuns que muitos cristãos praticam, sobretudo deve significar para todos, tempo de reflexão na busca de justiça e amor para toda a humanidade; preparar o espírito para a Páscoa, a “passagem”; renascimento...

Que quer dizer Quaresma?
A palavra Quaresma vem do latim quadragésima e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo: a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. Esta prática data desde o século IV.
Na quaresma, que começa na quarta-feira de cinzas e termina na quinta-feira (até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive - Diretório da Liturgia - CNBB) da Semana Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. O período é reservado para a reflexão, a conversão espiritual. Ou seja, o católico deve se aproximar de Deus visando o crescimento espiritual.
Os fiéis são convidados a fazerem uma comparação entre suas vidas e a mensagem cristã expressa nos Evangelhos. Esta comparação significa um recomeço, um renascimento para as questões espirituais e de crescimento pessoal. O cristão deve intensificar a prática dos princípios essenciais de sua fé com o objetivo de ser uma pessoa melhor e proporcionar o bem para os demais.
Essencialmente, o período é um retiro espiritual voltado à reflexão, onde os cristãos se recolhem em oração e penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo, Ressuscitado no Domingo de Páscoa. Assim, retomando questões espirituais, simbolicamente o cristão está renascendo, como Cristo.
Todas as religiões têm períodos voltados à reflexão, eles fazem parte da disciplina religiosa. Cada doutrina religiosa tem seu calendário específico para seguir. A cor litúrgica deste tempo é o roxo,que significa luto e penitência.
Cerca de duzentos anos após o nascimento de Cristo, os cristãos começaram a preparar a festa da Páscoa com três dias de oração, meditação e jejum. Por volta do ano 350 d. C., a Igreja aumentou o tempo de preparação para quarenta dias. Assim surgiu a Quaresma.


Qual o significado destes 40 dias?
Na Bíblia, o número quatro simboliza o universo material. Os zeros que o seguem significam o tempo de nossa vida na terra, suas provações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia.
Nela, é relatada as passagens dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de começar sua vida pública, dos 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outras.
Esses períodos vêm sempre antes de fatos importantes e se relacionam com a necessidade de ir criando um clima adequado e dirigindo o coração para algo que vai acontecer.
O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma? 

A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade. Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de sua vida, o cristão deve buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade. Os cristãos devem então recolher-se para a reflexão para se aproximar de Deus. Esta busca inclui a oração, a penitência e a caridade.
Ainda é costume jejuar durante a Quaresma?
Sim, ainda é costume jejuar na Quaresma. A igreja propõe o jejum principalmente como forma de sacrifício. Oficialmente – pela lei da Igreja-, o jejum deve ser feito pelos cristãos batizados, na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa. O jejum, assim como todas as penitências, é visto pela igreja como uma forma de educação no sentido de se privar de algo e reverte-lo em serviços de amor, em práticas de caridade. Os sacrifícios podem ser escolhidos livremente e são, geralmente, baseados em privação de algo de que se goste muito – não comer doces, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas – ou em atitudes de caridade, como visitar um asilo ou destinar parte do salário para algum projeto beneficente.
O jejum quaresmal
A verdadeira Quaresma, com os quarenta dias de jejum e abstinência de carne, data do início do século IV. O jejum consistia originariamente numa única refeição tomada à tardinha; por volta do século XV tornou-se uso comum o almoço ao meio-dia. No entanto, com o correr dos tempos, verificou-se que era muito  penosa a espera de vinte e quatro horas e foi-se, por isso, introduzindo o hábito de se tomar alguma coisa à tarde, e logo mais também pela manhã, costume que vigora ainda hoje. O jejum atual, portanto, consiste em tomar uma só refeição diária completa, na hora de costume: pela manhã, ao meio-dia ou à tarde, com duas refeições leves no restante do dia.
A Igreja prescreve, além do jejum, também a abstinência de carne, que consiste em não comer carne ou derivados, em alguns dias do ano, que variam conforme determinação dos bispos locais.  No Brasil são dias de jejum e abstinência a quarta-feira de cinzas e a sexta-feira santa – início e final da Quaresma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário