SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS

Aqui é o templo sagrado, em que nos permitimos desfrutar o contemplar da Vida, do Amor, da Alegria, do Perdão, da Gratidão, da Felicidade Plena, da verdadeira Paz ... tudo de bom. Navegue à vontade, deleite-se e se entregue plenamente com todo seu Ser. Um cantinho de amor, realizado para todos nós.

QUEM SOU EU?

EU sou presença Divina da Paz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina da Luz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina do Amor. Eu sou o EU

EU sou presença de Deus em ação. Eu sou o EU

EU sou a porta aberta do meu coração, que, nada, nem ninguém pode fechar. Eu sou o EU.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

RENOVE-SE NO DIA A DIA !


Alimentação, Yoga, meditação, massagens, purificação, atenção aos cinco sentidos – tudo isso compõe, em termos bem práticos, a rotina ideal para quem quer viver mais e melhor. Chamadadinacharya, em sânscrito, essa rotina tem por chave nossa integração com os ritmos da natureza.
Aqui vai um pequeno resumo de sugestões para que você, leitor, possa encaixar no seu dia-a-dia:
Manhã
• Acorde sem alarme, com o nascer do sol
• Tome um copo de água morna com gotas de limão. Ajuda na evacuação. Quem tiver gastrite ou outro problema de estômago deve tomar água morna pura
• Esvazie bexiga e intestinos
• Limpe a língua, removendo as toxinas que ficaram depositadas durante a noite, e escove os dentes
• Faça 12 ciclos de surya namaskar, a saudação ao sol
• Faça alguns ciclos de pranayamas
• Medite por 20 ou 30 minutos
• Faça automassagem e tome banho
• Tome o café da manhã, lembrando de comer apenas para matar a fome
• Ande durante 15 minutos
Meio do dia
• Faça do almoço a principal refeição, incluindo os seis sabores e alimentando-se entre 12h e 13h, quando agni é mais forte
• Coma com atenção
• Ande 15 minutos após comer
• Trabalhe
Fim de tarde e noite
• Pratique 12 ciclos de chandra namaskar em preparação para uma noite de sono tranqüilo
• Medite por 20 ou 30 minutos antes do jantar
• Coma apenas alimentos leves, de preferência até no máximo 19h, para que às 22h o estômago esteja vazio. O jantar ayurvédico ideal é uma bela sopa
• Ande durante 15 minutos
• Faça uma atividade relaxante. Deve-se evitar tarefas excitantes ou que exijam concentração mental após as 20h30. Uma boa pedida pode ser a leitura de poesia ou de mensagens positivas
• Acenda velas, coloque uma música calmante e faça um abhyanga completo ou meio abhyanga. Criar um ritual é muito bom: o corpo vai aprendendo a relaxar
• Tome um banho quente, usando óleo essencial de lavanda ou outro de sua preferência
• Tome uma xícara de leite quente com noz-moscada e mel ou chá de camomila ou ainda chá de valeriana
• Vá para a cama até as 22 h, para dormir (importante: não coma, não assista à TV nem leia na cama)
• Já na cama, feche os olhos, sinta o corpo, faça várias respirações profundas
Já vimos que com a repetição da ação, o ser humano vai criando em suas células memórias que aos poucos tornam-se hábitos. A ideia é começarmos hoje um período de transição. Mas devemos fazer ajustes gradativos em nossos costumes para chegar lá.  Por exemplo: quem vai para a cama muito tarde, pode tentar deitar-se meia hora mais cedo a cada semana, para que o corpo vá entendendo a nova programação, sem gerar estresse. Ir com muita sede ao pote é errado. Existe um grande perigo de o quebrarmos. O caminho do meio é sempre o mais sábio. Vivemos em uma sociedade com conceitos e princípios estabelecidos que muitas vezes agem na contra-mão do Ayurveda. Sejamos então flexíveis: se não nos for possível seguir essa rotina à risca, não importa. Partamos do princípio de que o que fizermos, por pouco que seja, já é lucro… Gradativamente os benefícios aparecem e o próprio corpo vai querer mais e mais… essa é uma viagem sem volta e sem fim… Embarque nela e veja como você se sentirá mais saudável e feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário