Conheça os benefícios da tapioca para a saúde e veja algumas dicas de consumo desse alimento que é rico em fibras, carboidratos e vitaminas.
A tapioca é um rizoma de amido que é principalmente cultivada nos climas quentes da África, Ásia e América do Sul. A tapioca não deve ser comido cru. Isto é porque contém quantidades tóxicas de glicósidos cianogênicos, que podem ser reduzidos para níveis inócuos por cozinhar. Além da cana, a tapioca é uma das mais ricas fontes de hidratos de carbono. A tapioca é excelente fonte de Carboidratos, Vitamina B9 (ácido fólico, ácido fólico), Vitamina C, Magnésio, Manganês, Cobre.
Os Benefícios da Tapioca Para a Saúde:
* Aumento da função imune
* Proteção contra doenças cardíacas
* Retardar o envelhecimento
* Reparo do DNA e Proteção
* Alívio da Doença Cardiovascular
* Alívio da Hipertensão (Alta Pressão Sanguínea)
* Proteção de Alzheimer
* Proteção Osteoporose
* Redução do Risco de Diabetes Tipo II
* Redução da freqüência de enxaqueca
* Alívio da Síndrome Pré-Menstrual (TPM)
* Proteção antioxidante
* Prevenção de crises de epilepsia
* Prevenção de Alopecia (Ponto calvície)
Como escolher tapioca: Procure raízes firmes com pouco cheiro e sem sinais de cor diferentes.
A tapioca (aipim ou macaxeira) é um dos alimentos mais conhecidos e mais consumidos no Brasil. Trata-se de um prato típico indígena, sendo usada em várias receitas em quase todas as regiões brasileiras. É um alimento rico em fibras, vitaminas e carboidratos, que garante muita energia para o nosso corpo. Essa raiz tuberosa possui propriedades que ajudam a aumentar os níveis de serotonina (responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro.
Características da tapioca
A tapioca, também conhecida como aipim e macaxeira é uma planta da espécie Manihot Esculenta, da qual fazem parte de mais de 7000 espécies, encontrada nativo na região sudeste da Amazônia. É cultivada em diversas regiões tropicais e subtropicais do mundo, por se tratar de uma planta com raízes comestíveis.
As raízes tuberosas são as partes mais consumidas da tapioca, sendo considerada uma excelente fonte de carboidratos, vitaminas e quantidades de amido. Esses elementos são essenciais para o nosso organismo e para nossa saúde.
Os benefícios da tapioca para a saúde:
1. Ajuda a manter os ossos saudáveis e a controlar os impulsos nervosos;
2. Possui carboidratos, tendo alto valor energético e não contém proteínas. Ela é rica em sais minerais, como o cálcio, ferro e fósforo. Além de possuir vitaminas do complexo B e grandes quantidades de potássio;
3. É uma excelente fonte de fibras vegetais, que ajudam no bom funcionamento do intestino;
4. É rica em amido. Uma grande vantagem é que não possuem glúten, podendo ser consumida por pessoas portadoras de doenças celíacas (que tem intolerância ao glúten);
5. Além das funções nutricionais, a tapioca pode ser utilizada para o tratamento externo de artrite, edemas e abscessos;
6. O consumo dessa raiz também ajuda na produção de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar) no nosso cérebro.
Além de todos esses benefícios para a saúde, algumas indústrias apostam em produtos feitos a partir da mandioca e destinados ao tratamento de cabelos. Esses cosméticos são shampoos, condicionadores e máscaras que prometem dar brilho, maciez e ajudar no crescimento dos fios. O consumo em excesso da tapioca pode causar o aumento de peso. O ideal é consumi-la em pequenas quantidades diariamente, ou substituí-la por outros tipos de carboidratos.
Dicas de consumo
A mandioca pode ser transformada em farinha, que é uma das formas mais utilizadas. A tapioca é um alimento típico indígena, feito da farinha de mandioca e muito utilizado em diversas regiões. Além dessas formas, a tapioca ainda pode ser consumida em: beiju, sopas, pirões, mingaus e bolos.
Abaixo algumas receitas com tapioca:
Beiju
Ingredientes:
* 2 xícaras (chá) de polvilho doce
* ½ xícara (chá) de água
* Sal a gosto
* Mussarela fatiada
* Manteiga ou margarina
Modo de Preparo:
Modo de Preparo:
- Em uma tigela, coloque o polvilho e umedeça com a água misturando com a ponta dos dedos até ficar com consistência de farinha granulada e úmida
- Passe por uma peneira e reserve
- Aqueça uma frigideira e coloque aos poucos o polvilho cobrindo todos os espaços da frigideira até formar uma camada uniforme
- Espere a massa ficar unida como se fosse uma panqueca e vire para secar do outro lado
- Espalhe manteiga (ou margarina) sobre o beiju
- Retire do fogo, coloque uma fatia de mussarela, enrole e sirva
Informações adicionais
Variações: A mussarela é só uma dica. Pode-se variar usando outros tipos de queijos, presunto, carnes ou recheios doces. É só usar a criatividade.
Sopa de Tapioca
Ingredientes:
* 1 xícara de tapioca
* 1 gema
* 2 l de caldo bem temperado
* 3 colheres de sopa de manteiga
Modo de preparo:
- Coloque o caldo para ferver, junte a tapioca, espalhando bem para evitar que encaroce
- Cozinhe por 10 minutos, mexendo sempre com a colher de pau, a fogo brando
- Misture a manteiga com a gema
- Coloque no fundo de uma sopeira, despeje por cima a sopa a ferver
- Misture e sirva
Pirão de Tapioca
Ingredientes (serve 4 porções)
* 1/2 cebola pequena cortada em cubos
* 1 tomate bem maduro picado sem sementes
* 1 dente de alho pequeno picadinho
* 2 colheres de sopa de azeite
* 500 ml de água
* 2 colheres de sopa de tapioca
* 5 colheres de sopa de leite de coco
* 1 pitada de colorau
* 3 colheres de sopa de cebolinha verde picada
* sal e pimenta a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela refogue a cebola, o alho e o tomate junto com azeite, depois acrescente a água, a tapioca, mexendo bem para não empelotar. Coloque o leite de coco, colorau e tempere com sal e pimenta, finalizando com a cebolinha verde. Deixe cozinhar e pronto! Caso lhe agrade, uma dose extra de pimenta vai bem! Não coloquei peixe no pirão, mas isso é a gosto!
Mingau de Tapioca
Ingredientes
* 1 litro de leite
* 1 xícara (de chá) de leite de coco
* 1 xícara (de chá) de farinha de tapioca
* 1 pitada de sal
* 1/4 de xícara (de chá) de açúcar
* 5 cravos
* 1 canela em pau
* Canela em pó para polvilhar
Modo de Preparo
Coloque o leite frio em uma panela e misture todos os outros ingredientes. Leve ao fogo, quando ferver abaixe o fogo e continue mexendo. Deixe cozinhar uns minutinhos. Ele vai engrossar. Despeje em uma tigela ou em canecas individuais, polvilhe canela em pó e sirva quente.
Dica:
Fica muito mais gostoso se você fizer com o coco fresco, mas dá para fazer com um bom leite de coco de garrafinha.
Não deixe ficar muito grosso, pois quando esfria ele tende a ficar mais grosso ainda.
Se quiser o mingau mais ralo, acrescente mais leite, se quiser mais grosso acrescente mais farinha de tapioca.
Bolo de Tapioca
Ingredientes
* 2 xícara(s) (chá) de açúcar
* 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo
* 3 xícara(s) (chá) de farinha de tapioca
* 1 xícara(s) (chá) de leite
* 4 unidade(s) de ovo
* 1 vidro(s) de leite de coco
* 2 colher(es) (chá) de fermento químico em pó
* 2 colher(es) (sopa) de queijo ralado
* 1 xícara(s) (chá) de margarina
Modo de preparo:
- Bata os ovos, vá adicionando o açúcar, a manteiga, depois de bater bem a farinha de trigo e o fermento.
- Desligue a batedeira e coloque o restante dos ingredientes.
- Mexa suavemente com uma colher e coloque em uma forma pequena untada e polvilhada.
- Asse em forno quente.
Dicas
Deixe a farinha de tapioca de molho por 1 hora, em seguida esprema para tirar toda a água.
Depois utilize na receita.
Decore com coco ralado.
Tapioca: quatro motivos para incluir o alimento na sua rotina
Fazer substituições inteligentes faz parte de uma alimentação saudável. De acordo com a nutricionista Andrea Santa Rosa, a tapioca é versátil e pode ser amiga da dieta também. “Uma colher de sopa do alimento possui apenas 70 calorias“, explica a especialista. A seguir, confira quatro ótimos motivos para inserir já a tapioca na sua rotina alimentar.
1 – Não contém glúten
“A tapioca não possui a gliadina, uma proteína presente no glúten que colabora para o aumento da inflamação do organismo e da gordura abdominal“, diz Andrea. O alimento também pode ser consumido por diabéticos.
2 – Substitui o pão branco
Para um café da manhã light, Andrea Santa Rosa recomenda substituir o pão branco por tapioca. “O alimento pode ser consumido todos os dias, sem contraindicações. Vale lembrar que o pão branco é proveniente de uma farinha refinada, pobre em nutrientes (vitaminas e minerais). Ele ainda contém glúten, rico em proteínas que não são digeridas pelo intestino“.
3 – Amiga da dieta
Pouco calórica, a tapioca é uma opção saudável quando combinada a recheios e acompanhamentos que seguem a dieta. “Recomendo acrescentar um ovo mexido, pasta de humus com páprica e um fio de azeite com orégano. Se preferir um alimento doce, escolha geleia sem adição de açúcar“, diz a nutricionista.
4 – Prática e versátil
A tapioca pode ser preparada em formato de panqueca e até pizza. “Esta última opção é excelente para o jantar. Basta substituir a massa tradicional, regar com molho de tomate, acrescentar mussarela de búfala e manjericão“, orienta Andrea. Para uma tapioca nutritiva, a nutricionista recomenda o acréscimo de sementes de chia à sua preparação.
Pizza de tapioca com recheio marguerita
Anote a receita do chef Claudio Albuquerque que rende uma porção:
Para fazer a massa da tapioca:
Ingredientes:
Ingredientes:
* 200g de goma de tapioca
* ½ colher de chá de orégano
Modo de preparo:
Em um recipiente, junte a goma e o orégano e misture. Preaqueça o tabuleiro em fogo baixo e passe a goma na peneira sobre o tabuleiro, cobrindo todo o tabuleiro. Deixe a goma dar liga e vire de lado. Quando os dois lados estiverem unidos, significa que a massa está pronta. Reserve.
Em um recipiente, junte a goma e o orégano e misture. Preaqueça o tabuleiro em fogo baixo e passe a goma na peneira sobre o tabuleiro, cobrindo todo o tabuleiro. Deixe a goma dar liga e vire de lado. Quando os dois lados estiverem unidos, significa que a massa está pronta. Reserve.
Para fazer o recheio marguerita:
Ingredientes:
* 1 massa de tapioca
* 160g de mussarela ralada
* 8 pedaços de tomate (cortado em meia-lua)
* ½ colher (chá) de orégano
* 8 folhas de manjericão
* 1/3 xícara de molho de tomate
Modo de preparo:
Coloque a massa da tapioca no tabuleiro e espalhe a mussarela ralada sobre a massa. Acrescente o molho de tomate e espalhe, distribuindo, em seguida, os pedaços de tomate. Leve ao forno a 180ºC, por 5 minutos, ou até que o queijo esteja derretido. Retire do forno, coloque as folhas de manjericão e o orégano. Prontinho, a tapioca de marguerita está pronta para servir!
Tapioca salgada de linhaça com recheio de ovo mexido e tomate
Para o lanche ou como acompanhamento, a tapioca pode ser servida com recheio doce ou salgado e com diversos sabores diferentes. Nesta receita, a nutricionista funcional Fernanda Scheer une a linhaça com ovo mexido, tomate e orégano na tapioca. Anote:
Ingredientes:
* 2 colheres (sopa) de farinha de tapioca (goma de mandioca hidratada)
* 1 colher (sopa) de semente de linhaça
* 1 ovo
* 1 tomate picado e sem sementes
* Orégano
* Azeite
* Sal
Modo de preparo:
Incorpore a farinha de tapioca com a semente de linhaça e leve a mistura para uma frigideira bem quente. Quando começar a grudar, vire. Faça um ovo mexido com o tomate, orégano e azeite e acrescente o sal.
Recheie a tapioca com o ovo mexido e feche.
Por que usar a linhaça na receita?
“O grão tem o poder de controlar a diabetes, auxilia no bom funcionamento do intestino, contribui para uma pele mais saudável e ainda faz uma “faxina” nas artérias. Tudo isso porque a linhaça tem em sua composição as gorduras do bem monoinsaturadas e as poli-insaturadas ômegas 3 e 6“, explica Fernanda Scheer.
Fonte: Notícias Naturais
Nenhum comentário:
Postar um comentário