SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS

Aqui é o templo sagrado, em que nos permitimos desfrutar o contemplar da Vida, do Amor, da Alegria, do Perdão, da Gratidão, da Felicidade Plena, da verdadeira Paz ... tudo de bom. Navegue à vontade, deleite-se e se entregue plenamente com todo seu Ser. Um cantinho de amor, realizado para todos nós.

QUEM SOU EU?

EU sou presença Divina da Paz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina da Luz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina do Amor. Eu sou o EU

EU sou presença de Deus em ação. Eu sou o EU

EU sou a porta aberta do meu coração, que, nada, nem ninguém pode fechar. Eu sou o EU.

domingo, 19 de agosto de 2012

FRUTAS NA MEDICINA NATURAL



Abacate - O abacateiro é originário do México e aclimatado no Brasil. Pertence à família das Lauráceas,em que se incluem também a canela, o louro,o sassafrás etc.
Utilidades Medicinais:
Afta -Mastigar folhas tenras de abacateiro. Bem lavadas.
Amigdalite - Gargarejo com o chá das folhas do abacateiro. Combinar com chá de tanchagem para maximizar o efeito.
Bronquite - Chá morno das folhas do abacateiro. O efeito é melhor quando se toma esse chá às colheradas misturado com própolis e chá de guaco. Duas a quatro xícaras por dia.
Cansaço - Afirma-se que a folha do abacateiro contém propriedades revitalizantes. Usar esporadicamente o chá juntamente com limão e mel.
Diarreia - Caroço tostado e moído bem fino. Dissolver duas colherinhas deste pó em uma xícara de água morna. O efeito é mais potente se, em lugar de água, for utilizado o decoto dos brotos da goiabeira.
Distúrbios da digestão - Recomenda-se o chá das folhas do abacateiro para a dispepsia atônica.
Dor de cabeça - Compressas mornas com o chá das folhas à cabeça. Convém também tomar este chá.
Tosse - Chá das folhas do abacateiro, morno, com mel, tomado aos goles.
Verminoses - Lavar e moer bem a casca de abacate, e misturar em partes iguais com casca de limão ralado; acrescentar mel e tomar em jejum uma colher de sopa.

Abacaxi - Origina-se da América Tropical, sendo também cultivado em outros países de clima tropical e subtropical. Pertence à mesma família botânica do gravatá e da samambaia conhecida como barba-de-velho, da família das bromeliáceas.

Utilidades Medicinais:


Anemia - A acidez do abacaxi favorece na digestão, a absorção de ferro.O anêmico pode, no intervalo das refeições, usar um pouco de suco de abacaxi diluído em água e adoçado com melado de cana.

Diurese - O suco de abacaxi é excelente diurético.

Inapetência - O suco de abacaxi, sem açúcar tomado em pequena quantidade uma ou duas horas antes da refeição, ajuda a abrir o apetite.

Nefrolitíase - Para auxiliar na eliminação de cálculos, há tratamentos naturais específicos.O suco de abacaxi pode participar juntamente com outros sucos e chás. Pode-se passar alguns dias com dieta exclusiva de abacaxi, e tomar chás como o de quebra-pedra, folha de abacate, cana-do-brejo e cavalinha. Convém, entretanto, seguir orientação médica para cada caso.


Abiu - O abiu é fruto do abieiro,uma árvore da família das Sapotáceas, a mesma família do quixaxá,tutiribá,sapoti etc. Originária do Peru, acha-se perfeitamente aclimatada em nosso país.
Utilidades Medicinais:
Inflamações - Aplicar localmente cataplasma do azeite extraído das sementes.
Otite - Pingar algumas gotas do azeite do caroço do abiu, morno, Infelizmente este azeite não é fácil achar no mercado.
Doenças crônicas do pulmão - Fazer refeições com a polpa do abiu cozida em água e sal. Utilizar morno, inclusive o caldo, ao qual se pode adicionar mel. Este caldo com mel pode ser tomado ao longo do dia, às colheradas.
Abricó do Pará - O abricó do pará, também chamado abricó, abricó de são domingos e abricó  selvagem, é produto de uma árvore da família das Gutíferas, a que também pertencem o bacuri, o bacoparé, etc. O fruto do tamanho de uma laranja, apresenta uma massa cor de abóbora, doce e aromática, aderente à casca. É geralmente muito apreciado.

Utilidades Medicinais:

Ácido úrico - Usar abundantemente o abricó, fazendo refeições exclusivas desta fruta.

Catarro - Para as eliminações catarrais em geral recomenda-se fazer refeições compostas principalmente de abricó do pará; mas não convêm usá-lo em excesso.

Febre - Chá das folhas, não muito forte. Morno, às colheradas.

Hipertensão arterial - Parece adequada a inclusão do abricó do pará na alimentação dos hipertensos.

Verminoses - Moer as sementes. Misturar com mel e tomar uma colher de sobremesa em jejum.

Ameixa - A ameixa é produzida por uma árvore da família das Rosáceas, a ameixeira, que é originária da Pérsia, do Cáucaso e da Ásia Menor. Aclimatada nos Estados do Sul, apresenta grande número de variedades. Várias outras frutas pertencem também à família das rosáceas: amêndoa - amarela, nêspera , morango, maçã, damasco, cereja, pêssego, pera, framboesa etc.

Utilidades Medicinais:

Anemia - A ameixa seca é rica em ferro (3,50mg por l00g) e portanto convêm à dieta contra a anemia ferropriva (causada por carência de ferro).

Arteriosclerose - Incluir copiosamente a ameixa fresca na alimentação. Ajuda a prevenir e a amenizar o processo.

Bronquite - Deve se usar abundantemente a ameixa fresca e ameixa cozida. Misturar mel e própolis ao caldo do cozimento da ameixa e tomar uma colher de sopa de hora em hora.

Constipação intestinal - Tomar a ¨água de ameixas¨: deixar de molho, durante a noite, algumas ameixas, e de manhã tomar a água e comer as ameixas.

Resfriado - descaroçar algumas ameixas secas e assar no forno. Quando estiverem bem duras, moê-las finamente. Acrescer uma colher de sopa deste pó a uma xícara de água quente. Pingar algumas gotas de suco de limão e adoçar com um pouco de mel. Tomar quente.

Tosse - Tomar a mesma preparação indicada em resfriado, aos goles.

Amêndoa - A amendoeira , árvore da família das Rosáceas é originária da Ásia, provavelmente da China. Alguns supõem que se tenha originado da Síria. No Brasil é comercialmente mais disponível próximo às festas de fim de ano. A amêndoa classifica-se, do ponto de vista nutricional, entre as oleaginosas.

Utilidades Medicinais:
Anemia - Por sua riqueza em ferro, a amêndoa pode ser vantajosamente incluída na alimentação dos anêmicos.
Catarro em nível de vias respiratórias - Tomar algumas vezes ao dia o azeite de amêndoa na quantidade de uma colher de chá por vez.
Constipação Intestinal - O azeite de amêndoas é laxante, tomar uma colher de sopa em jejum. Lamentavelmente, é raro encontrá-lo à venda.

Frieira - Aplicar no local azeite ou óleo de amêndoa.

Dores de Ouvido - Tapar o ouvido com algodão embebido em azeite ou óleo de amêndoa morno.

Tônico - Acrescentar amêndoas à dieta. Usar um pouco de azeite de amêndoas juntamente com as refeições. Encontra-se em boas casas de produtos naturais.

Amora - São duas espécies principais: a preta ( Morus nigra ) e a branca ( Morus alba ). Ambas são medicinais e alimentícias. A amoreira - branca é cultivada quase que exclusivamente para a criação do Bombyx mori ou bicho da seda, muito comum no Oriente. Este inseto alimenta-se das folhas da amoreira  branca. A amora pertence à família das moráceas, em que se incluem também a jaca, o figo, a fruta-pão, a umbaúba, etc.

Utilidades Medicinais:

Afta - Bochechar com suco de amora-preta, quente, adoçado com mel.

Amigdalite - Suco de amora-preta, quente, adoçado com mel; tomar aos goles.
Pode-se também preparar um xarope deste suco, bastando cozê-lo até engrossar um pouco. Fazer gargarejos com o xarope, ou tomá-lo às colheradas, deixando descer suavemente pela garganta.

Bronquite - Infuso da casca da raiz, morno, para combater a tosse. Tomar morno, às colheradas. Em excesso é purgativo. Para preparar um infuso, deitar água fervente sobre as cascas das raízes bem picadas, tapar o recipiente, e deixar esfriar.

Queda de cabelo - Massagear o couro cabeludo com o infuso das folhas da amoreira.

Catarro - Para as secreções catarrais das vias respiratórias altas recomenda-se o gargarejo com o chá morno das folhas da amoreira.

Doenças das Cordas Vocais - Suco de amora preta, quente, adoçado com mel. Tomar vagarosamente.

Diarreia - Usar xarope de amora, conforme explicado em amigdalite. Tomar não mais de 2 colheres de sopa por vez, com intervalos mínimos de 2 horas.


Banana - Originária da Ásia Meridional, de onde se difundiu para a África e América. É uma fruta deliciosa nutritiva medicinal.
Utilidades Medicinais:


Anemia - A banana não é relativamente, muito rica em ferro, mas tendo em vista sua boa aceitação, que facilita um consumo liberal, 3 a 5 unidades podem contribuir aproximadamente com 20 a 30% da quantidade de ferro requerida para um dia.

Asma - Assar a muda pequena da bananeira maçã, com raiz e tudo, cortada em rodelas. Depois espremer para obter o caldo, misturar com mel de abelha e tomar diariamente um cálice.

Constipação Intestinal - Recomenda-se a banana-nanica, ou banana d'água ou banana caturra. Fazer, em jejum, uma refeição com esta banana crua, sem misturar com outros alimentos. Pode-se fazer a "cura de banana".

Desnutrição - A banana pode ser incluída no programa alimentar de convalescentes de desnutrição, haja visto que é alimento rico em calorias e vitaminas. Seria vantajoso incluí-la na merenda escolar.

Obesidade - Os obesos não devem abusar da banana. É preciso usá-la com regra. Algumas refeições esporádicas exclusivas de banana prata, 1 ou 2 unidades pequenas são indicáveis.

Paralisia - As doenças neurológicas que levam a paralisias são às vezes tratáveis com vitaminas do complexo B. A banana, como fonte dessas vitaminas é adequada nesses casos como elemento dietético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário