SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS

Aqui é o templo sagrado, em que nos permitimos desfrutar o contemplar da Vida, do Amor, da Alegria, do Perdão, da Gratidão, da Felicidade Plena, da verdadeira Paz ... tudo de bom. Navegue à vontade, deleite-se e se entregue plenamente com todo seu Ser. Um cantinho de amor, realizado para todos nós.

QUEM SOU EU?

EU sou presença Divina da Paz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina da Luz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina do Amor. Eu sou o EU

EU sou presença de Deus em ação. Eu sou o EU

EU sou a porta aberta do meu coração, que, nada, nem ninguém pode fechar. Eu sou o EU.

sábado, 17 de janeiro de 2015

BENEFÍCIOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE

Você já ouviu falar na biomassa de banana verde? Trata-se de uma preparação que se faz com a fruta bem verde, formando um creme espesso capaz de ser acrescentado a preparações como molhos, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas. Confira aqui algumas receitas!
Pedi ajuda para a Adriana Lopes, da Ho2 Nutrição, que recentemente promoveu um curso em Porto Alegre e em outras capitais. Ela escalou a nutricionista funcional Helouse Odebrecht para dar todas as dicas sobre esse alimento funcional supersaudável e a culinarista funcional Lidiane Barbosa para ensiná-los a preparar a receita.
Supersaudável
- A biomassa é considerada um alimento funcional pois, quando cozida, apresenta um teor excelente de amido resistente, que tem ação semelhante a das fibras. Por ser resistente, ele não é digerido e nem absorvido.
- No intestino, a biomassa é utilizada por bactérias boas do nosso organismos, chamadas de probióticos, como uma fonte de energia, mantendo assim a integridade da mucosa intestinal, que é responsável pela absorção dos nutrientes e barreira entre o meio externo e meio interno.
- A biomassa auxilia no funcionamento intestinal, agindo na prevenção e tratamento de quadros como diarreia, constipação, prevenção de doenças como câncer, obesidade, colesterol e triglicerídeos alterados e diabetes.
- É rica em vitaminas como A, B1, B2 e minerais essenciais como fósforo, magnésio, potássio e sódio.
 8 benefícios da biomassa
1 - Melhora o funcionamento do intestino
2 - Recupera a microbiota intestinal, melhorando o sistema imunológico.
3 - Por ser rica em fibra é capaz de promover saciedade sendo aliada do tratamento para obesidade.
4 – Reduz a absorção de gordura da dieta.
5 – Reduz a absorção de glicose da dieta.
6 - Na culinária pode substituir o leite condensado, creme de leite, maionese porque, ela funciona como um espessante.
7 - Nas preparações sem glúten, ela melhora a textura deixando as preparações mais macias.
8 - Fonte de vitaminas antioxidantes e minerais que contribuem para a saúde óssea e também contração muscular.
Amiga da dieta
Por ser uma excelente fonte de fibras, melhora o funcionamento do intestino, reduzindo assim reabsorção de hormônios e toxinas diretamente ligados ao acúmulo de gordura. Promove saciedade, fazendo com que a pessoa consuma menos alimentos e também inibe a absorção de gordura e açúcar da alimentação, sendo uma aliada no processo de emagrecimento.
Indicada para quem tem restrição alimentar
Por auxiliar na recuperação da saúde intestinal e impedir a absorção de gordura e açúcar na dieta, a biomassa é indicada para quem tem restrições alimentares como intolerância ao glúten, à lactose, possui diabetes ou alergias alimentares. Recuperando a saúde intestinal, o organismo fica mais protegido e mais fortalecido para a digestão de alimentos permitidos, reduzindo os sintomas da intolerância.
Para todas as idades
A biomassa pode ser consumida para todos, desde crianças, adultos, gestantes, nutrizes e idosos. Não há contraindicação, apenas adequações de consumo diário . É muito benéfica à saúde e deve ser introduzida no dia a dia.
Sugestão de consumo
De 2 a 4 colheres de sopa por dia.
Receita da Biomassa
(elaborada pela culinarista Lidiane Barbosa)
Ingredientes
- 10 bananas nanicas bem verdes
Modo de preparo
- Corte 10 bananas nanicas pela ponta sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxague bem.
- Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão de 7 litros. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico).
- Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção.
- Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.
- Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar.
- Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral suficiente para deixar virar um creme.
- Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na vasilha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos).
Dicas importantes
1 – Cuidado para não queimar o liquidificador: como é uma massa pesada, a dica é colocar junto com 5 bananas no liquidificador pelo menos 100 ml de água mineral.
2 – Colocar para congelar em porções suficientes para acrescentar nas preparações. Para descongelar, utilizar um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando.
3 – Para facilitar a limpeza da panela após o processo unte-a antes com óleo com auxílio de um papel toalha e também pode passar óleo após fazer a banana para que o resíduo saia com facilidade.
Bolo de cacau sem farinha
Com poucos ingredientes, o bolo de cacau sem farinha leva biomassa de banana verde e açúcar mascavo no preparo.
Tipo de prato: Sobremesa

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 16 fatias
Dificuldade: Fácil
Categoria: Bolo
Calorias: 160 por fatia

Ingredientes
· 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
· 5 ovos
· 1 xícara (chá/250 g) de biomassa de banana verde
· 1/2 xícara (chá) de açúcar demerara ou mascavo (se preferir mais doce, adicione mais 1 colher de sopa)
· 3 colheres (sopa) de cacau em pó
· 4 colheres (sopa) de coco ralado
Modo de preparo
No liquidificador, bata o azeite e os ovos por 3 minutos e passe na peneira. Volte a bater essa mistura com a biomassa, o açúcar e o cacau. Coloque em uma forma de bolo inglês antiaderente e untada e asse em forno, preaquecido, em fogo médio (180 °C) por 30 minutos. Depois de pronto, polvilhe o coco por cima. 
Torta de legumes com biomassa de banana verde
Experimente fazer a torta de legumes com biomassa de banana verde. A receita é mais leve, mas não altera o sabor da torta!
Tipo de prato: Prato principal

Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Torta salgada e quiche

Ingredientes 
Biomassa
. 6 bananas bem verdes
. Água, o suficiente para cobrir as bananas
Massa
. 3 ovos
. 1 xícara (chá) de bebida vegetal de arroz natural
. ¼ xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
. 3 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
. ¾ xícara (chá) de amido de milho
. ½ xícara (chá) de farinha de arroz integral
. ½ xícara (chá) de amaranto em flocos
. 1 colher (chá) de sal marinho
. 1 colher (sopa) de linhaça marrom
. 1 colher (café) de goma xantana
. 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
. Gergelim e Linhaça para polvilhar
Recheio
. ¾ xícara (chá) de palmito picado
. 1 cebola pequena em cubos pequenos
. ¼ de alho-poró em rodelas finas
. ½ xícara (chá) de brócolis, em mini floretes
. 1 cenoura pequena, cortada em meia-lua
. 1 tomate bem vermelho, sem sementes, em cubos médios
. 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem
. 1 colher (sopa) vinagre de maçã
. 1 colher (sopa) de folhas de tomilho fresco
. 1 pitada de sal marinho

Modo de preparo

Biomassa
Lave bem as bananas. Coloque-as inteiras na panela de pressão, cubra com água e feche a tampa. Cozinhe em fogo médio (170 °C a 190 °C), por 10 minutos, após a panela pegar pressão. Desligue o fogo e deixe a pressão sair. Abra a panela e com auxílio de um pegador, retire a polpa da banana e coloque-a no liquidificador ou processador. Acrescente um pouco de água filtrada e processe até ficar um creme liso.
Dica: a biomassa de banana verde dura de 3 a 5 dias na geladeira e no freezer por até 3 meses.
Torta
No liquidificador, coloque todos os ingredientes líquidos: ovos, bebida vegetal de arroz, azeite de oliva e a biomassa de banana verde. Bata por 1 minuto. Depois, adicione os secos: amido de milho, farinha de arroz integral, amaranto em flocos, sal marinho, a linhaça marrom e a goma xantana. Bata até formar uma massa homogênea. Acrescente o fermento e bata brevemente. Despeje metade da massa em um refratário (30x20cm) untado, coloque o recheio e cubra com o restante da massa. Polvilhe gergelim e linhaça e leve para assar em forno médio, preaquecido, a 180 °C durante 30 a 40 minutos. Para o recheio, misture todos os ingredientes em um bowl.
Receita elaborada pela nutricionista clínica funcional e chef de cozinha Carina Boniatti, autora do livro Colheradas de sabor e saúde




Nenhum comentário:

Postar um comentário