SEJAM TODOS MUITO BEM VINDOS

Aqui é o templo sagrado, em que nos permitimos desfrutar o contemplar da Vida, do Amor, da Alegria, do Perdão, da Gratidão, da Felicidade Plena, da verdadeira Paz ... tudo de bom. Navegue à vontade, deleite-se e se entregue plenamente com todo seu Ser. Um cantinho de amor, realizado para todos nós.

QUEM SOU EU?

EU sou presença Divina da Paz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina da Luz. Eu sou o EU

EU sou presença Divina do Amor. Eu sou o EU

EU sou presença de Deus em ação. Eu sou o EU

EU sou a porta aberta do meu coração, que, nada, nem ninguém pode fechar. Eu sou o EU.

domingo, 28 de abril de 2013

A CONQUISTA DA HUMILDADE

O significado da palavra humildade segundo o dicionário Houaiss é “virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações; modéstia, simplicidade”. A origem da palavra que vem do latim “húmile” e etimologicamente quer dizer “baixo, rente com a terra”.


Autoconhecimento
Uma das mais difíceis virtudes a ser conquistada é, sem dúvida, a humildade; afinal, para alcançá-la precisamos nos despir do orgulho exacerbado e aceitar que não somos infalíveis e, tampouco, estamos sempre certos. O autoconhecimento é fundamental nesse processo de consciência das nossas limitações. A humildade é, assim, a aceitação plena dos próprios defeitos e qualidades sem a necessidade de invocar a vaidade. É ter em mente a igualdade dos seres humanos, independente de sua aparência, status social ou bens materiais. É aceitar a realidade que possuímos sentimentos como qualquer outra pessoa, que vivemos e morremos como todos os demais seres humanos.

A prática
Algumas atitudes básicas demonstram humildade e podem ser cultivadas no nosso dia a dia, tais como evitar o engodo de ser “o dono da verdade”, ou seja, ter a convicção que nem sempre sabemos tudo; pedir conselhos às pessoas com experiência e não considerar humilhante ser corrigido. Ouvir os outros com atenção, na certeza de que qualquer pessoa pode nos ensinar alguma coisa. Além disso, é sempre recomendável tirar por experiência os próprios atos, reconhecendo as falhas e retificando-as.

Humilhação
O significado da humildade tem sido distorcido, sendo, muitas vezes, confundida com pobreza de espírito, ignorância e fraqueza. Entretanto, esses sentidos nada têm a ver com a essência da verdadeira humildade. É importante não confundir humildade com humilhação. Humildade pressupõe coragem, enquanto que a humilhação se apregoa aos fracos, subservientes e covardes. Pela humildade reconhecemos os defeitos, mas também enxergamos as qualidades próprias e dos outros.

A conquista
Roberto Rossellini afirmou que “A busca da humildade é o mais importante, especialmente se você quiser construir uma ética, se você quiser chegar a uma certa moral”. É grande a importância de conquistar essa virtude; dedicar-se a esse trabalho é, pois, sapiência. Os benefícios de deixar a arrogância de lado são ilimitados e possibilitam, ainda, a sensibilidade para auxiliar outras pessoas a se desenvolverem também.

A humildade é essencial nos relacionamentos sadios, pois possibilita a afabilidade que enriquece a empatia. A pessoa humilde respeita o próximo e tem comiseração com os que erram; a única satisfação que procura é a da própria consciência.

Fonte: por Suely Buriasco é escritora, educadora e consultora; especialista em MEDIAÇÃO DE CONFLITOS e MEDIAÇÃO CORPORATIVA. Possui dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois” http://familia.com.br/a-conquista-da-humildade?Itemid=631#.UW8G6KIp9I1

Nenhum comentário:

Postar um comentário